VM.Lab - visual + marketing Carregando, aguarde...
VM.Lab - visual + marketing

O que é Marketing Viral?

02 de agosto
1 minuto de leitura
VM.Lab - visual + marketing
O marketing viral é uma estratégia com baixo custo e alto índice de compartilhamento pelo próprio público alvo, ou seja, uma criação de peça ou campanha com intuito de alcançar o maior número de pessoas a partir da divulgação orgânica em massa.

O termo “viral” é sempre visto como algo negativo, mas neste caso, usamos para falar de algo que de prolifera rápido, assim como um vírus, mas no marketing é sobre uma informação.

Tornar uma publicação viral não é tarefa fácil, para incentivar o compartilhamento é preciso ser algo que tenha a ver com o público alvo e o impacte de alguma forma positivamente. Pode ser pelo segmento do humor ou até mesmo pela conscientização.

Quando falamos sobre o marketing viral é comum ouvirmos também sobre o buzz marketing. A diferença entre eles é que o buzz tem a intenção de causar burburinho, impactar, chamar a atenção, sendo positivamente ou negativamente, sem o intuito de passar uma mensagem específica, como marketing viral.

Como se trata de uma estratégia, existem pontos a serem definidos antes de lançar a campanha ou peça para viralizar. Para entender melhor se sua ideia daria certo, se faça as seguintes perguntas:

  • Qual mensagem impactaria meu público alvo?

  • Humor ou conscientização?

  • Por que essa informação deve ser vista por mais pessoas?

  • Me causou riso, emoção, reflexão?


A partir das pesquisas sobre o público, comportamento, cultura, ideais, defina as emoções que queira causar e principalmente a mensagem para impactar. O design também é super importante neste momento, caso seja uma peça.

Gostou? Deixe um comentário!

Veja também: